segunda-feira, 27 de setembro de 2010

         Clipes Musicais e as bandas de pagode

         O mercado musical atualmente é muito disputado, podemos observar que no decorrer do tempo essa disputa desenfreada pelo sucesso e a tentativa de continuidade da fama a cada dia só aumenta e torna-se sem limites, quando pensamos em ritmos musicais tradicionais como o pagode. Para tentar driblar a concorrência, bandas vêm investindo pesado em divulgação, principalmente via Internet e através de redes sociais, que utilizam como grandes armas para essa divulgação o videoclipe.
          Ferramenta essa que já fez com que bandas até então desconhecidas no mercado nascessem para a fama como a banda Cupim na Mesa, que somente fez sucesso após a entrada do ex-cantor do grupo Bro’z Andre Nascimento que já era reconhecido e investir pesado em sua música carro-chefe, Foi Deus, a divulgando massivamente na Internet e conseguindo fama, outro exemplo é o grupo Disfarce que a muito tempo não rondava as paradas de sucesso e após o videoclipe da música Sintonia de Amor voltou para o topo das paradas do Rio de Janeiro. Mas a verdade é que mesmo o mundo atualmente sendo digitais e muitos artistas se promoverem pela Internet como Lady Gaga, bandas de pagode ainda estão engatinhando no que diz respeito a videoclipes.          
          Um exemplo de sucesso nas rádios cariocas os grupos Nosso Sentimento, Disfarce, Pique Novo e Sorriso Maroto, já perceberam que para se manter no topo das paradas de sucesso, investir em videoclipes é de importância estrondosa, pois mostra não só o produto da banda que é a música como mostra a “imagem” da banda que pretendem passar ao público, podendo influenciar fãs a aderirem a estilos parecidos com os deles (roupas, modo de falar e etc.) ainda mostrando o estilo (ritmo musical) do grupo e até reproduzirem a própria identidade da banda, ou seja, o videoclipe acaba por ser um grande leque de vendas da banda ou simplesmente uma embalagem perfeita do artista ou banda.
          Em entrevista com o Produtor musical das bandas Nosso Sentimento, Disfarce e Pique Novo, Niko Oliver, fica clara a intenção de se investir em clipes.
-“Hoje se fazer um clipe e jogar o vídeo na Internet parece ser algo muito simples, porém trabalhoso, mas que pode trazer um grande retorno para a banda, pois divulga a imagem e música do artista, apesar de o mundo dos videoclipes estar apenas nascendo no pagode temos que ter noção do quanto é importante para qualquer banda um videoclipe ou um site sobre ela”.
           E ainda mostra como um clipe tem o poder de mostrar a identidade da banda.
“-O clipe da música Sintoma de amor é um exemplo de como um videoclipe deixa clara a identidade da banda, todo mundo sabe que o Grupo Disfarce segue a linha do pagode romântico, que atualmente é bem diferenciado, e o videoclipe mostra exatamente como é a linha musical da banda, além de ter ajudado em muito os meninos a voltarem as paradas de sucesso.”





Videoclipe da música Sintoma de amor-Grupo Disfarce


          Outro ponto importante a ser destacado é a mensagem que muitos clipes podem passar para as pessoas, as influenciando ou lembrando-se de algo importante que acontece na Sociedade. Um clipe bem comentado na Internet é o da música pedra maldita da dupla de funk mc Jack & mc Pê que mostra os horrores do crack.



Videoclipe da música Pedra Maldita- mc Jack & Pe

          A batalha pelo sucesso é grande, mas poucas bandas utilizam das armas certas para o sucesso, se deve acordar para a realidade digital e não deixar suas origens musicais de lado, pois essa é a arma para o sucesso e bandas como Fundo de Quintal já mostraram como se deve ser, mesclando a Era digital com a tradição do pagode e por isso ainda sobrevive nesse campo minado chamado música. E bandas de outros ritmos musicais como o NxZero souberam se beneficiar dos videoclipes para consolidar no mercado, chegando ao topo das paradas brasileiras com músicas como Cedo ou Tarde e Além de mim. O diretor desses videoclipes Ricardo Laganaro conta qual é ligação da banda na produção do videoclipe e o que é preciso para se fazer um bom videoclipe.



Entrevista de Ricardo Laganaro ao blog clipestesia.com.br



 











O videomaker Ricardo Laganaro

http://clipestesia.com.br/2010/08/entrevista-com-ricardo-laganaro-diretor-de-tres-videoclipes-do-nx-zero/

Não podemos esquecer que tudo atualmente se inova e com a música não é diferente, a utilização de vídeos para o sucesso de uma banda só aumenta com o decorrer do tempo e isso interfere diretamente no que diz respeito a fama e sucesso.


Saiba mais:

*A História do videoclipe
http://pt.wikipedia.org/wiki/Videoclipe

*Produtora das Bandas Nosso Sentimento, Pique Novo e grupo Disfarce
http://www.jpproducoesartisticas.com.br/

*Tudo sobre Clipes


Trabalho de GQ1(Jornalismo Digital)

Francisco Rafael de Sousa Pereira

A história do pagode carioca: o começo, a evolução e atualmente

      O pagode é um dos estilos musicais mais populares do Brasil. Derivado do samba e originado no Rio de Janeiro, tornou-se importante para a música brasileira e consagrou diversos artistas até hoje. Originalmente, pagode era uma festa feita nas senzalas com os escravos, mas posteriormente acabou se tornando um sinônimo para festas regadas a bebidas, samba, cantoria e alegria. Mas o que realmente transformou o sentido e a essência desse gênero musical foi a malandragem carioca, pois era em bares e fundo de quintais, principalmente no Centro e em Ramos, que sambistas, anônimos ou não, se reuniam para cantar sobre as alegrias e tristezas das pessoas.

     


      O Rio de Janeiro foi fundamental para a difusão do pagode como ritmo musical independente e, apesar dele ter adeptos e simpatizantes de todas as outras partes do país, os cariocas é que realmente deram o diferencial e o suporte para seu crescimento. São Paulo e Bahia, principalmente, são os dois estados brasileiros que estão logo abaixo do Rio nesse quesito, pois revelaram grupos famosos, mas não tem o mesmo apelo que os cariocas, que são singulares nesse aspecto.
      Foi do Rio que surgiram artistas consagrados e surgiu o ‘grupo-criador’ do pagode: Fundo de Quintal. Foram eles, liderados pelo grande sambista Almir Guineto, que modificaram a estrutura original do samba e deram-lhe uma cara própria. Junto com o Fundo de Quintal surgiram outros grandes nomes no fim da década de 70, como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão (que chegou a fazer parte do Fundo de Quintal), Beth Carvalho, Leci Brandão, entre outros menos conhecidos.






     


      A partir da década de 90, o pagode sofreu modificações e se difere do pagode de tempos atrás. Sua principal mudança está na incorporação de instrumentos que originalmente não fazem parte do gênero, como teclado e outros instrumentos eletrônicos, além da composição das letras não ser mais tão romântica e de raiz quanto era, tendo ganhado um tom mais comercial. Vários artistas/grupos cariocas de grande sucesso e renome atualmente surgiram nessa década de 90, tais como Revelação, Molejo, Pique Novo, Swing & Simpatia, entre outros. Muitos desses fizeram estrondoso sucesso à época e continua fazendo até hoje, e modificaram consideravelmente o jeito de se fazer pagode. Por exemplo, o Grupo Molejo tem em suas músicas, melodias extremamente contagiantes e com estilo diferente dos pagodes e sambas de raiz de décadas atrás, enquanto o Pique Novo tem em suas músicas melodias mais lentas que o normal e ganham o tom de romantismo exacerbado, e o Grupo Revelação faz uma mescla desses dois estilos, o romântico e o alegre.


    



      Depois dessa geração, o pagode mantém o tom que vinha tendo, e surge mais grupos/artistas cariocas que fariam sucesso, como Diogo Nogueira, Gustavo Lins, Sorriso Maroto, Samba pra gente, entre muitos outros. Todos esses mantiveram o ‘novo’ jeito de fazer pagode, ou seja, o jeito do pagode da geração de 90.
      Para César Lopes, representante e assessor do Fundo de Quintal, a renovação é fundamental:
      - É importante essa renovação , né? É bom ver que no pagode os grupos vêm seguindo a mesma linha de outras gerações. É importante isso. Valoriza o pagode e o respeito com os antigos.
      Hoje em dia se tornou comum vermos um número altíssimo de grupos de pagode por aí afora. Grupos de amigos adoradores de pagode são a principal fonte dessa nova safra de pagodeiros. A maioria, senão todos, segue inspirada pelos seus grandes ídolos da música. E o respeito nessa área é grande com aqueles que já fizeram muito pelo bom samba e pelo bom pagode. E a continuação desse trabalho maravilhoso é fundamental para a sobrevivência e expansão ainda maior do pagode. Tanto que hoje em dia, grande parte dos grupos de pagode e pagodeiros solo tem enorme identificação com todos os tipos de público, desde do infantil até a terceira idade. Isso se deve muito aos primeiros artistas dessa nobre arte, principalmente claro ao Fundo de Quintal, que até hoje leva , por exemplo, centenas de jovens em seus shows, que cantam tanto os sucessos antigos quanto os recentes. E logicamente isso não é privilégio do Fundo de Quintal. Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Alcione são outros artistas do pagode da antiga que tem fãs de todas as idades.
      Da nova safra, também é muito comum vermos esse tipo de diversidade. Grupos famosos, como Molejo, Revelação, Sorriso Maroto, entre outros, também são queridos por todos os públicos. E isso pode ser a principal constatação de que o pagode tornou-se símbolo do Rio de Janeiro. E se expande cada vez mais para o resto do Brasil e quem sabe até, do mundo.



      Tomara. Para o bem de todos e felicidade daqueles que tanto se esforçaram, claro, com todo o prazer, para que isso se tornasse uma realidade.


Trabalho de GQ1 - Jornalismo Digital
Saulo Emmanuel Costa de Mello

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Governo americano condena igreja que pretende queimar alcorão

Grupo afirma que queimará bíblia muçulmano no aniversário do 11/9
O anúncio de que uma pequena igreja cristã americana pretende queimar exemplares do Alcorão- o livro sagrado do Islamismo - para marcar o aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001, no próximo sábado, gerou protestos em países de maioria muçulmana e de autoridades dos EUA.
Em entrevista à rede de televisão americana ABC nesta terça-feira, o comandante das forças da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão, general David Petraeus, afirmou que o ato pode colocar em risco a vida de soldados nos país.
Além disso, segundo Petraeus, a queima dos livros poderia ser usada por extremistas para incitar atos de violência contra militares e civis.
"Nós estamos muito preocupados com as implicações de uma possível queima do Alcorão nos EUA. Isto muito provavelmente coloca nossos soldados em risco", disse Petraeus.
"Eu penso que as imagens desta atividade podem muito bem serem usadas por extremistas aqui e em várias partes do mundo. Eles a usariam para inflamar a opinião pública e para incitar a violência contra nossos soldados e civis", disse.
 General David Petraeus
Também nesta terça-feira, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que "qualquer atividade que possa ameaçar nossos soldados será uma preocupação para o governo".
 Roberto Gibbs
Nos últimos dias, também foram registradas manifestações na Indonésia e no Afeganistão contra as intenções da igreja Dove World Outreach Center, que fica na Flórida, de queimar exemplares do Alcorão.

 Manifestações contra a queima do alcorão

'Mensagem'
Após as declarações, o pastor Terry Jones, da Dove World Outreach Center, afirmou, por meio de um comunicado, entender as críticas, mas disse manter os planos de queimar exemplares do livro sagrado dos muçulmanos no próximo sábado.
Pastor Terry Jones

"Nós entendemos as preocupações do general (Petraeus), temos certeza de que elas são legítimas. Mesmo assim, sentimos que é hora de os EUA deixarem de pedir desculpas por suas ações. Nós devemos enviar uma mensagem clara para os elementos radicais do Islã: Nós não seremos mais controlados e dominados por seus medos e ameaças. É hora de a América voltar a ser a América".
A nova polêmica surge em um momento em que um projeto de construção de uma mesquita próxima ao local onde ficavam as Torres Gêmeas, em Nova York, vem causando protestos nos EUA.
Em sua página na internet, a igreja liderada por Jones, que tem cerca de 50 fiéis, traz um texto intitulado "Dez razões para queimar um Alcorão", no qual compara o islamismo ao nazismo e ao comunismo.
No site também é possível comprar exemplares do livro Islam is of the Devil ("O Islã é do Demônio", em tradução livre), escrito por Jones, assim como camisetas e canecas com a frase.
Em comentário na rede americana de televisão CNN nesta terça-feira, o pastor disse saber que a ação ofenderá muçulmanos em geral, mas que "a mensagem que estão tentando enviar para a parte radical do Islã é mais importante".
Segundo Jones, a ação pretende mostrar que os americanos não irão tolerar a "imposição das leis muçulmanas" nos EUA.  
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Saiba mais:
*Pastor americano causa polêmica ao prometer queimar Alcorão

*Pastor americano suspende plano de queimar Alcorão



*Pastor americano suspende plano de queimar Alcorão mas volta atrás


*No aniversário do 11 de Setembro, Obama apela “à unidade nacional”


*Comandante das forças da OTAN General Petraeus avisa que queima do alcorão põe tropas em risco


* Protestos contra queima do Alcorão deixam mais 2 mortos


Por Francisco Rafael de Sousa Pereira

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Casa Branca condena igreja americana que pretende queimar Alcorão

Casa Branca condena Igreja americana que pretende queimar o Alcorão

Protestos foram feitos em países de maioria muçulmana e por autoridades americanas por causa da declaração de um pastor de uma Igreja americana. Ele disse que pretendia que pretende queimar o Alcorão, no dia 11 de setembro, para marcar o aniversário dos ataques terroristas.

http://uservideos.smashits.com/video/XUpVPMvKBuo/Pastor-americano-causa-pol%C3%AAmica-ao-prometer-queimar-Alcor%C3%A3o.html


O General David Petraeus, comandante das forças da OTAN no Afeganistão, afirmou, em entrevista à rede de televisão americana ABC, que o ato pode colocar em risco a vida de soldados no país e que pode ser usado por extremistas para iniciar atos de violência contra militares e civis.
"Nós estamos muito preocupados com as implicações de uma possível queima do Alcorão nos EUA. Isto muito provavelmente coloca nossos soldados em risco", disse Petraeus.
"Eu penso que as imagens desta atividade podem muito bem serem usadas por extremistas aqui e em várias partes do mundo. Eles a usariam para inflamar a opinião pública e para incitar a violência contra nossos soldados e civis", disse.
Também nesta terça-feira, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que "qualquer atividade que possa ameaçar nossos soldados será uma preocupação para o governo".
Nos últimos dias, também foram registradas manifestações na Indonésia e no Afeganistão contra as intenções da igreja Dove World Outreach Center, que fica na Flórida, de queimar exemplares do Alcorão.

'Mensagem'

Após as declarações, o pastor Terry Jones, da Dove World Outreach Center, afirmou, por meio de um comunicado, entender as críticas, mas disse manter os planos de queimar exemplares do livro sagrado dos muçulmanos no próximo sábado.


"Nós entendemos as preocupações do general (Petraeus), temos certeza de que elas são legítimas. Mesmo assim, sentimos que é hora de os EUA deixarem de pedir desculpas por suas ações. Nós devemos enviar uma mensagem clara para os elementos radicais do Islã: Nós não seremos mais controlados e dominados por seus medos e ameaças. É hora de a América voltar a ser a América".
A nova polêmica surge em um momento em que um projeto de construção de uma mesquita próxima ao local onde ficavam as Torres Gêmeas, em Nova York, vem causando protestos nos EUA.


Em sua página na internet, a igreja liderada por Jones, que tem cerca de 50 fiéis, traz um texto intitulado "Dez razões para queimar um Alcorão", no qual compara o islamismo ao nazismo e ao comunismo.
No site também é possível comprar exemplares do livro Islam is of the Devil ("O Islã é do Demônio", em tradução livre), escrito por Jones, assim como camisetas e canecas com a frase.


Em comentário na rede americana de televisão CNN nesta terça-feira, o pastor disse saber que a ação ofenderá muçulmanos em geral, mas que "a mensagem que estão tentando enviar para a parte radical do Islã é mais importante".
Segundo Jones, a ação pretende mostrar que os americanos não irão tolerar a "imposição das leis muçulmanas" nos EUA.  



Fonte: http://www.bbc.co.uk


Saulo Emmanuel Costa de Mello

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Esse blog foi feito na intenção de informar e divertir os amantes de pagode e samba!
O mais novo blog desse gênero surgido na internet.

Este blog é feito por duas pessoas que se amarram muito nesse tipo de música.
Quem faz o blog?
 - Saulo Emmanuel (Emmanuel do Samba)
 - Rafael Pereira (Rafão Madrugada)

Aguardem novas postagens que com certeza acertarão em cheio sua sede por Pagode/Samba!!!!